Acabou de comprar um iPhone, iPad ou iPod Touch e não sabe como faz para ativá-lo? Antes de começar a usar seu iPhone novo, é necessário fazer algumas configurações básicas iniciais que são obrigatórias assim que você liga o seu dispositivo pela primeira vez.



Instalando o iTunes no seu computador ou notebook

Antes de tudo, recomendamos que você faça a instalação do iTunes no seu computador, notebook, Macbook, iMac, etc, para que mais à frente você consiga realizar todos os passos para a ativação e sincronização do seu iDevice.

Escolhendo sua língua nativa

Na primeira tela, o usuário escolherá o idioma que deseja que seu iDevice seja ativado. Neste caso, escolha a opção Português. Não confunda Português (Portugal), ok? Clique em “Next” na seta azul no canto da tela.

Selecionando a sua região

Após a escolha do idioma, você deverá escolher a região na qual seu iDevice se encontra. Como provavelmente você está em terra tupiniquim, escolha a opção Brasil e clique agora no botão “Seguinte” em azul.

Serviços de localização

O próximo passo será a ativação, ou não, dos serviços de localização. Mas cabe somente a você decidir se deseja ter este serviço ativado em seu dispositivo. Por exemplo, se você prioriza a economia de energia da sua bateria, selecione a opção “desativar”, mas se por outro lado você precisa fazer uso deste item, marque a opção “ativar”. Após fazer sua escolha, clique em “seguinte” e confirme sua escolha.

Escolhendo a rede wireless para configurar App Store, iTunes Store e iCloud

Chegou a hora de fazer a escolha da sua rede sem fio para configurar a App Store, iTunes Store e o iCloud. É bem provável que o seu iPhone, iPad ou iPod Touch consiga detectar sua rede automaticamente, mas se isso não acontencer, basta preencher os dados de acesso ou, se nenhuma rede wireless estiver disponível, escolha a opção para se conectar via iTunes e realizar a configuração da conta mais tarde. No final, clique em “Seguinte” para pularmos para o próximo passo.

Configurando o iTunes para o seu dispositivo

Se você selecionou a opção para se conectar ao iTunes, ao invés de configurar uma rede wireless, o seu iDevice vai lhe pedir para se conectar ao aplicativo via cabo USB. Assim que plugar o cabo, o iTunes começará a instalar o drivers necessários para que a comunicação entre ele e o dispositivo seja liberada. A seguir, siga os passos que começarão a aparecer na sua tela.

Configurar como novo dispositivo ou restaurar backup do iTunes ou iCloud?

Na tela do seu dispositivo, seja ele iPad, iPhone ou iPod Touch, lhe será perguntado se você deseja instalar como novo ou se quer restaurar um backup do iCloud ou restaurar um backup do iTunes. Vamos supor que o seu iDevice é novo, então, escolha a opção correta e aperte o botão “Seguinte” e na próxima tela, clique em “Concordar” com os termos e condições.

Diagnóstico e uso

Na opção “Diagnóstico”, recomendamos que você selecione a opção “Não enviar”. Clique então em “Seguinte”.

Seu dispositivo está configurado

Por fim, será exibida uma tela dizendo que o seu iDevice já pode começar a usar o iOS, que é considerado o sistema operacional mais avançado do mundo. Em seguida o seu iPod Touch, iPad ou iPhone será inicializado e você poderá usufruir de tudo que tem nele, inclusive começar a fazer download e instalar aplicativos e jogos.

Ajustes finais

Se após a inicialização do seu novo dispositivo você ainda quiser realizar mais algumas configurações pessoais, basta clicar no ícone “Ajustes”. Lá você encontrará tudo que precisar para deixar o seu iPhone, iPad ou iPod Touch do seu jeito.