O iPhone 5, da Apple, abandonou o Micro-Chip para dar lugar ao Nano-Chip, e esta tecnologia inovadora de SIM Card já está disponível em muitas lojas brasileiras.



O nanochip é usado para armazenar certas informações do aparelho, como números de telefone e agenda, bem como faziam os outros modelos de cartão SIM. A diferença principal está em suas dimensões menores: 12,3 x 8,8 x 0,67 milímetros.

Anteriormente, a Apple havia adotado o minichip para os modelos anteriores ao iPhone 5, o iPhone 4S, iPhone 4, etc. Esse, por sua vez, tinha 15 x 12 x 0,76 milímetros como dimensões.

Os nanochips já podem ser encontrados nas lojas das principais operadoras de celular do país, como Vivo, Claro, Oi e TIM.

Transformando seu minichip em um nanochip

É possível recortar um minichip, a fim de que ele se torne um nanochip de encaixe perfeito no iPhone 5. O material de que é feito o cartão e o fato de que o chip propriamente dito se encontra em uma pequena parte do objeto são os fatores que tornam esse método possível. O resto do espaço é preenchido por estruturas dispensáveis, ao ponto de certas operadoras não as utilizarem em seus chips.

Porém, esse é um procedimento arriscado e irreversível. O chip pode ser acidentalmente cortado e consequentemente danificado, fazendo com que dados importantes sejam definitivamente perdidos. É importante que seja feito com cuidado e precaução, bem como é recomendável que cópias dos dados em questão sejam feitas e armazenadas em outra fonte.

Como recortar seu Micro Chip para transformá-lo em Nano Chip

  • Faça o download do PDF abaixo na escala de 100% em uma folha de papel A4.
  • Em seguida, fixe seu cartão sobre o desenho, respeitando com precisão os limites impostos.
  • Com o auxílio de uma régua, trace sobre o cartão as mesmas linhas que cortam o espaço em que ele se encontra.
  • Use uma tesoura para fazer cortes sobre as linhas marcadas no cartão.

Download do PDF: How to cut Mini and Micro SIM to Nano SIM