Usuários de internet banda larga da Oi Velox, GVT e Speedy, tem sofrido com a instabilidade da internet caindo toda hora. Muitos dizem que o problema é no cabeamento, ou linha telefônica com ruídos, ou nos filtros ADSL, ou nos vários e vários erros de CRC gerados no modem/roteador.



Como resolver problema de internet caindo toda hora

Em primeiro lugar, é recomendado entrar em contato com sua operadora de internet banda larga e pedir para que os técnicos façam uma visita até sua residência para fazer uma varredura em toda a sua linha telefônica, inclusive no seu modem/roteador. Se for necessário, troque também os filtros de linha.

Minha internet cai toda hora

Se nada for encontrado nem resolvido e eles vierem com a história de que o problema está diretamente ligado ao seu roteador, seja ele wi-fi ou não, nem tudo está perdido. Explico: existem alguns truques, macetes ou manhas (chame do que preferir) que podem lhe ajudar a contornar tal situação.

Por exemplo, você vai precisar acessar o painel de controle do seu roteador. Se você não tem a mínima ideia de como fazer isso, o artigo Modem e roteador ADSL: lista de IP, login e senha para todos os modelos tem o endereço IP de acesso, assim como login e senha dos principais routers disponíveis hoje no mercado.

A partir daí, você precisa encontrar nas configurações internas do seu roteador as seguintes opções:

  • ADSL Mode
  • ADSL Type

Em ADSL Mode você deve escolher, testar e descobrir (no modo de tentativa e erro) quais das opções vai melhor lhe atender. Entre as principais estão:

  • ADSL Mode: ADSL2
  • ADSL Mode: ADSL2+
  • ADSL Mode: G.DMT
  • ADSL Mode: G.lite
  • ADSL Mode: T1

Faça o mesmo em ADSL Type:

  • ADSL Type: ANNEX A
  • ADSL Type: ANNEX I
  • ADSL Type: ANNEX A/L
  • ADSL Type: ANNEX M
  • ADSL Type: ANNEX A/I/J/L/M

Geralmente, a combinação de configuração mais comum é:

  • ADSL Mode: G.DMT
  • ADSL Type: ANNEX A/I/J/L/M

Mas você também pode tentar outras configurações, com G.lite e ANNEX A:

  • ADSL Mode: G.lite
  • ADSL Type: ANNEX A

Ou, se o problema ainda persistir, com ADSL2+ e ANNEX A:

  • ADSL Mode: ADSL2+
  • ADSL Type: ANNEX A

Vale lembrar que você vai precisar salvar suas configurações e reiniciar seu modem/roteador para toda alteração que fizer. Com certeza os vários erros de CRC vão diminuir drasticamente e sua conexão de internet banda larga vai estabilizar, seja ela Oi Velox, GVT ou Speedy.