Tutorial: aprenda a configurar o Synergy

Nos dias de hoje, é muito comum que uma pessoa trabalhe com mais de um computador ao mesmo tempo. Muitas vezes, também, o trabalho feito em um está relacionado ao trabalho feito em outro e há, ainda, casos em que as máquinas em questão não possuem o mesmo sistema operacional, por conta da utilização de programas que podem ser compatíveis em um e incompatíveis em outro.



Tutorial passo a passo Synergy

Dessa forma, o trabalho pode se tornar mais metódico e até mesmo mais cansativo, por questões como a transferência de arquivos entre eles e a interrupção do uso de um computador para que o uso de outro seja iniciado. Com a intenção de facilitar a vida dessas pessoas, então, foi criado um software que permite compartilhar seu mouse e seu teclado entre vários computadores, tornando seu trabalho ininterrupto: o Synergy (http://synergy-foss.org/pt-br/).

O funcionamento e as vantagens do Synergy

O software funciona da seguinte forma: Com os computadores ligados e ligados entre si apenas por uma conexão de rede, é possível mover o mouse e o teclado de um computador para o outro, como se você estivesse usando uma única máquina com várias divisões.

O Synergy, além disso, permite que computadores de sistemas operacionais diferentes (o software consegue trabalhar com Linux, Mac OS X e Windows ao mesmo tempo) possam interagir uns com os outros. Dessa forma, a execução de certas tarefas é facilitada, como, por exemplo, a transferência de arquivos de um computador para outro.

Além disso, é um certo conforto não precisar mudar de posição na mesa de trabalho para trocar de mouse e de teclado constantemente! Por fim, uma das principais, e talvez melhores, vantagens do Synergy é que seu download e instalação, além de serem relativamente simples, são gratuitos.

Como instalar o Synergy e configurar seus computadores

Observação: Nesse tutorial, serão considerados um computador com Windows para máquina servidora e um computador com Linux para máquina “cliente”.

  • Primeiramente, baixe o software.
  • Em seguida, faça a instalação do software seguindo as orientações do assistente de instalação.
  • Feita a instalação, é preciso se certificar de que os computadores estejam ligados entre si. Essa ligação pode ser uma simples conexão de rede.
  • Após ligar os computadores em questão, abra o Synergy em seu Windows e marque a opção que diz “Server (Share this computer’s mouse and keyboard)” e abra a opção que diz “Configure Server”.
  • Aberta a opção, você verá um computador no canto superior direito da janela do software, bem como verá um computador no centro de um espaço quadriculado. Clique, então, sobre o computador no canto da janela e arraste-o para o espaço quadriculado, de forma a posicioná-lo na região em que o computador “cliente” se encontra em sua mesa.
  • Em seguida, abra o computador que acabou de ser movido e digite o “hostname” dele no espaço denominado. O “hostname” é o nome dado ao outro computador e deve ser definido ou descoberto nele.
  • Por fim, clique em OK e feche o programa. O Synergy está devidamente configurado e os computadores estão prontos para serem usados em sintonia.